quarta-feira, 2 de julho de 2008

Xinguilar, Xinguilamento, Xinguilante

Título, “xinguilamento: a força dos acentrais”
Gênero:documentário
Localização: Ilha de Luanda
Cidade: Luanda
País: Angola
Continente: Africano

Ilha do Cabo, já foi conhecido assim, este bairro da capital de Angola que é Luanda, mas hoje recebe o nome de Ilha de Luanda, seus habitantes, são os axiluanda, povo com fortes tradições, como a bassula, a bessangana, grandes festejos para a Kianda que em português pode ser traduzido como sereia.
Os axiluanda, também cultuam com muita coragem e determinação os espíritos dos seus antepassados, através do ato de Xinguilar ou xinguilamento, que é o ritual que envolve essa tradição.
A comunicação com os seus entes queridos, é fundamental para que a harmonia da comunidade se estabeleça. Assim quando é percebida a presença dos Kalúndus, é logo dado o inicio a uma iniciação ritualística para que o espírito possa manifestar-se e ser agraciado, deixar seu recado para depois voltar para o seu universo deixando os ilhéus certos de terem contribuído mais uma vez para a preservação da Cultura africana em Angola.

É esse o tema tratado num documentário com duração de 56 minutos, da série “Angola de Todos Nós”, uma realização de Marisol Kadiegi, que anda bebendo da fonte dessa cultura exuberante em Angola.

Um comentário:

Tata Ngunza disse...

Onde consigo o documentário?