segunda-feira, 17 de março de 2008

AFRICA MINHA

Os valores culturais, intrísicos à identidade de um povo, degeneram-se com o tempo, o recurso à memória humana, na ausência de fontes documentais escritos ou outras, anula o natural esquecimento. Restaurar a história e particularizar a dimensão do facto cultural é a intenção do conteúdo dos trabalhos desenvolvido e ou que possam ser nesta série de documentários realizados por mim.
Em particular, o povo africano, perdeu muito de suas tradições ora factor das colonizações destemindas, ora por termos ainda uma auto-estima que nos faz valorizar o que é do outro e muitas vezes tentamos esconder aquilo que é nosso. Sabemos que quando o europeu veio para a Á África, trousse a bíblia e nós, tínhamos a TERRA. Ele nos ensinou a bíblia e nós inocentemente, fechamos os olhos e quando os abrimos.... ele tinha nos levado a nossa TERRA. Por termos factos concretos em nossa história e ainda hoje somos vitimas dessa colonização, nunca será tarde para voltarmos e apanhar aquilo que ficou para trás. Sempre podemos rectificar nossos erros. Apreender do passado, construir sobre as fundações dele. Construamos sobre elas para o desenvolvimento, progresso e prosperidade de uma comunidade em todos os aspectos da realização humana. Inovar, Progredir, mas sem esquecer o que temos de mais belo na nossa cultura, a essência da herança deixada pelos ancestrais. AS TRADIÇÕES

Um comentário:

guiomar barba disse...

Doeu-me o coração lendo sua postagem... Deus meu, eles usaram a bíblia que ensina não cobiçar,não roubar e tantos outros valores morais, para "roubar a África?" Olha querida, nada está encoberto aos olhos de Deus. Conheço muita gente aqui no Brasil amando a África e desejando lutar por ela. Eu mesma tenho pedido muito a Deus para começar um nova história para esse povo tão sofrido.
Sonho conhecer este belo mundo, embora tão maltratado...
Beijos. Guiomar.